top of page

Um dia o Solar vem abaixo; demolição em curso no Porto da Cruz

  • Foto do escritor: Henrique Correia
    Henrique Correia
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura


Professor Emanuel Gaspar lamenta demolição e o "descontrolo” das entidades na obrigação que têm de preservar a identidade e o património".





A denúncia é do JPP e surge através do professor Emanuel Gaspar, que expressou esta quarta-feira “um veemente protesto” pela demolição do Solar do Engenho, no Porto da Cruz, concelho de Machico. "O edifício datava do século XIX e era um ícone da época áurea da produção sacarina, do século XIX".

O dirigente do JPP diz que “fica para a posteridade o obscurantismo cultural e a ignorância de quem autorizou a infeliz e irresponsável demolição.”

A nota do JPP refere que o que irá surgir no lugar de memória do solar é uma incógnita. "Correm rumores de que poderá erguer-se ali uma unidade hoteleira. Emanuel Gaspar olha ao espaço, nota que se trata de “um lugar de risco” e diz que “não deveria ser permitido construir debaixo da arriba instável, de onde está sempre a cair pedras”.

Mas, no caso de o investimento ir em frente, o historiador lamenta que não tivessem ponderado outras soluções. “Se quisessem construir o hotel, podiam simultaneamente preservar e recuperar o solar, integrando-o no projeto, como existem bons exemplos na Madeira”, advoga, apontando casos concretos. “Foi isso que fizeram, por exemplo, no hotel da Quinta Jardins do Lago, no hotel da Quinta da Casa Branca, na Quinta da Bela Vista, etc. Era até uma mais-valia para o empreendimento turístico tirar partido das pré-existências arquitetónicas e históricas, preservando a singularidade.”

O professor lamenta “o descontrolo” das entidades na obrigação que têm de preservar a identidade e o património.

O Solar do Engenho estava inventariado pela Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira (ARCHAIS) num trabalho de investigação conjunto da autoria do antigo dirigente daquela associação e hoje líder do JPP, o arqueólogo Élvio Sousa, e do historiador e Professor Emanuel Gaspar.


 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page