Houve alguns incêndios e algumas intervenções de emergência pré-hospitalar.”
A Câmara Municipal do Funchal deu conta que no seguimento das festividades de Fim-de-Ano, a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra e a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, realizaram, esta manhã, um balanço da operação de limpeza da cidade destacando a eficiência e o rigor das equipas envolvidas.
“Até ao momento, já recolhemos mais de 15 toneladas de resíduos, com um ritmo muito elevado a nível da limpeza e recolha de resíduos. No centro do Funchal, a limpeza está praticamente concluída, com cerca de 90% da baixa limpa. Prevemos que até ao meio-dia toda a operação nesta zona esteja terminada,” referiu a presidente.
A operação, que mobilizou 123 trabalhadores e cerca de 20 viaturas, contou ainda com a instalação de 300 contentores adicionais em diversos pontos distribuídos por todas as freguesias. Segundo Cristina Pedra, a alocação reforçada de recursos permitiu antecipar significativamente o progresso da limpeza em comparação com anos anteriores. “Em outros anos, apenas às 13 horas estaríamos no mesmo nível de limpeza em que estamos agora, o que demonstra a eficiência do trabalho realizado.”
Cristina Pedra prevê que, ao longo do dia, seja expectável atingir a marca das 33 toneladas de resíduos recolhidos, um número semelhante ao do ano passado. A operação, que decorrerá até às 20 horas, evoluirá das zonas centrais para ecopontos, miradouros e áreas periféricas da cidade.
A autarca destacou que “apesar de, ao ano passado, a esta hora, terem sido recolhidas 14,2 toneladas de lixo”, o pequeno aumento do volume de resíduos recolhidos, reflete a grande afluência de pessoas no Funchal, com um número recorde de navios de cruzeiro e eventos de animação. “Este ano tivemos um número recorde de navios de cruzeiro, aliado a uma grande adesão aos polos de atração da cidade, como o Parque de Santa Catarina, onde, pelo terceiro ano consecutivo, o executivo promove animação. Tivemos grande adesão, com milhares de pessoas a desfrutarem. Naturalmente, isso também resulta num volume maior de resíduos.”
Cristina Pedra assinalou ainda que a noite foi relativamente tranquila, com algumas ocorrências registadas. “Houve alguns incêndios, significativamente, o incêndio em São Gonçalo e algumas intervenções de emergência pré-hospitalar.”
O esquema de segurança montado para a ocasião, incluiu 150 agentes da PSP, 9 elementos da Polícia Marítima e o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e Cruz Vermelha Portuguesa.
Comments