top of page
Buscar

"Não vamos calar, somos sociais democratas mas não somos reféns de ninguém"

Foto do escritor: Henrique CorreiaHenrique Correia

Sara André, apoiante de Manuel António Correia, no PSD-M, questiona: "Onde está escrito nos estatutos que para verificar a condição de militantes tem de levar mais de 20 dias?"



Em função do esclarecimento do Conselho de Jurisdição procurando explicar o indeferimento da petição de Manuel António Correia para um Congresso extraordinário eletivo, a apoiante da candidatura do antigo secretário regional de Governos de Jardim não poupou nos argumentos e trouxe a público o que diz ser uma evidência no comportamento do Conselho de Jurisdição, designadamente ganhar tempo para agora dizer que não há tempo para fazer eleições internas.

Sara André considera a decisão "surreal". E questiona: "Algum contacto foi feito a algum militante de forma a comprovar que assinatura não era do mesmo? A minha assinatura seguramente não é igual à assinatura de uma inscrição feita à mais de 20 anos. Será que foi invalidada? Que não vai haver congresso antes das eleições já todos percebemos.

Mas de uma coisa ninguém tem dúvidas, que é :a captura de um partido e o total desrespeito da vontade dos seus militantes. Falam dos estatutos sem argumentos jurídicos baseados nos mesmos. Jogam para o ar a palavra: Estatutos mas na verdade são eles que não cumprem os estatutos e os valores onde assenta a Social DEMOCRACIA ..."

A antiga deputada social democrata diz que "a destruição do PSD é da vossa inteira responsabilidade porque isto não é social democracia".

A apoiante de Manuel António tem mais questões: "Onde está escrito que para responder a um requerimento são precisos mais de 24 dias?

Se o requerimento é endereçado ao presidente do congresso, onde está escrito que a decisão final é do conselho de jurisdição?

Onde está escrito que a assinatura tem de ser igual à da inscrição?Onde está escrito nos estatutos que o Secretariado pode avaliar e assegurar a legitimidade das assinaturas, sem se ter dado sequer ao trabalho de contactar o militante, dúvidas houvesse? Onde está escrito nos estatutos que o secretariado tem poder discricionário, e não assegura o contraditório conforme o que diz a lei?

Onde está escrito nos estatutos que para verificar a condição de militantes tem de levar mais de 20 dias, quando este é um processo rápido que não levará mais que umas horas, quando se tem uma equipa que se diz competente?

E já agora, segundo os estatutos : quais as quotas que teriam de estar pagas para um militante não perder os seus direitos de solicitar um congresso? Uma coisa é eleger ou ser eleito, outra coisa é o pedido de requerimento? Olhem que se calhar estão em condições mais dos que os 314...

E porque em dezembro já estava anunciado pelo presidente do partido que não haveria Congresso? Onde está escrito nos estatutos este poder de premonição?

De acordo com os Estatutos dava tempo para tudo.... DAVA... A estratégia desta gente foi simplesmente empatar para não dar tempo. Coisa mais básica que só demonstra o quanto estão agarrados e que têm medo da decisão dos seus próprios militantes.

Será que acharam mesmo, que podiam fazer tudo numa atroz incompetência tanto jurídica como administrativa, pondo em causa a honra das pessoas e que todos se iriam calar? São estes os melhores quadros que temos ?

O silêncio aconteceu nas últimas eleições, apenas e tão só, para demonstrarmos que o problema efetivamente não estava, em quase metade do partido que discordava deste caminho previsível . O problema está, em quem quer destruir a social democracia e agora NÃO vamos parar. Não vamos calar. Nada será igual. Nós somos sociais democratas mas não somos reféns de ninguém, muito menos de pessoas que não são, nem podem ser sociais democratas, com estas atitudes.

Tenho a certeza que quem é verdadeiramente social democrata e sério não se revê em nada disto.

109 visualizações

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page