top of page
Buscar
henriquecorreia196

Novembro foi o melhor mês de sempre em movimento de passageiros no porto




Madeira recebeu 145 232 passageiros de cruzeiro. Um número recorde que ‘pulveriza’ o anterior máximo (108 221 passageiros



Foi o melhor mês de sempre no Porto do Funchal, em termos e movimento de passageiros. Em novembro, a Madeira recebeu 145 232 passageiros de cruzeiro. Um número recorde, que ‘pulveriza’ o anterior máximo (108 221 passageiros), registado em dezembro do ano passado, pela Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), revela uma nota da APRAM.

Nos 30 dias de novembro, a Região recebeu 63 escalas de navios de cruzeiro, uma das quais no Porto Santo. É preciso recuar até novembro de 2012 para encontrar o mesmo registo de escalas. Na altura, a situação geopolítica no Norte de África, motivada pela instabilidade social e política associada aos protestos que ficaram conhecidos como a ‘Primavera Árabe’, esteve na base de um aumento da procura do Porto do Funchal, por parte dos navios de cruzeiro. Mesmo assim, o número de passageiros movimentados foi significativamente inferior em novembro de 2012, quando comparado com o deste ano: 90 327 passageiros.

Ao movimento de novembro deste ano, há que juntar o dos tripulantes, que de acordo com um estudo realizado pela ACIF, tem um impacto semelhante, e por vezes até superior, na economia regional. No mês passado, passaram pelo Porto do Funchal e Porto Santo 58 685 tripulantes. Mais do que os 41 685 contabilizados em novembro de 2022, que até agora representava o registo mais elevado. Comparando o período homologo – novembro de 2023 e novembro deste ano –, verifica-se uma subida em toda a linha: mais 50% no número de escalas de navios e mais 57,68% de passageiros desembarcados.

4 visualizações

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page