top of page
Buscar

Jardim lembra a Albuquerque que o desenvolvimento tem 50 anos, não tem 10

Foto do escritor: Henrique CorreiaHenrique Correia



"Apesar do Desenvolvimento Integral que 50 anos (e não 10, como dizem os divisionistas encarregados de destruir o PSD Madeira) trouxeram e que justificavam profunda alteração administrativa regional...sempre a congelei pelas raízes criadas:


Já havia Albuquerque, com Jardim, antes de 2015.


Miguel Albuquerque tem andado pelas bases do PSD Madeira a pedir mobilização aos militantes visando a maioria absoluta nas eleições de 23 de março. Pede união à volta desse projeto consciente que se trata de um objetivo ambicioso tendo em conta todo o processo interno que levou claramente a uma divisão interna que será muito dificil de resolver, não pelos diferentes pontos de vista dos dois blocos em presença, mas pela indisfarçável estratégia das estruturas do partido no sentido de atrasar e travar mesmo as eleições.

Ontem, o antigo presidente do Governo e do partido, Alberto João Jardim, fez uma publicação na rede "X", a propósito do chumbo de Marcelo à restituição de freguesias, onde aborda a alteração administrativa na Madeira e pelo meio faz uma crítica ao que tem denominado por "renovação", aludindo à governação do PSD-M e da Madeira desde 2015 sob liderança de Albuquerque, cujos apoiantes diretos, alguns, assentaram um discurso inicial como se o PSD-M e a Região acabassem de ser descobertos. Não foi assim, claro está, nem mudou de partido.

Pois bem, Jardim escreveu, agora: "Também grande responsável pela situação a que se chegou na Madeira (desde “ comentador” já então insistia na substituição que aconteceu…), e porventura agora entusiasmado com este hibernar da Autonomia, o Presidente da República, contrariamente a Sá Carneiro,…jamais foi grande entusiasta da descentralização política. Inclusive hostil à regionalização da parcela de faixa litoral oeste da Hispânia, cobriu o “bluff” que o centralista António Costa desenhou.

Agora veta a legítima…Reconstituição de Freguesias que nunca deviam ter sido extintas.

Apesar do Desenvolvimento Integral que 50 anos (e não 10, como dizem os divisionistas encarregados de destruir o PSD Madeira) trouxeram e que justificavam profunda alteração administrativa regional sempre a congelei porque a Tradição cultural, social, vicinal e de solidariedade comunitário-territorial fundou raízes intrínsecas profundas que é um erro não respeitar.

E apesar de eu ser a favor do sistema francês: muitos mais Municípios, sem Freguesias".

Não se sabe se foi por isso ou não, mas a verdade é que Miguel Albuquerque foi à Ribeira Brava e já falou que "nestas Eleições, temos um desafio que é muito importante: o de trabalharmos, juntos, por mais uma vitória e pela formação de um Governo que garanta a estabilidade, a previsibilidade, a segurança e o desenvolvimento que a Madeira precisa, tal como, aliás, temos vindo a fazer nestes últimos 48 anos”.

Uma diferença de datas que se compreende. As primeiras eleições foram em 1976, o PSD começou a governar sob a presidência de Jaime Ornelas Camacho. Faz 50 anos em 2026, faz 49 a 27 de Junho de 2025. Albuquerque esteve acertado, Jardim arredondou. Pouco relevante para o essencial da questão.


35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Madeira ponto logo.png
© Designed by Teresa Correia
bottom of page