top of page
Buscar
Duarte Azevedo

GD Alma Lusa: o fim de um clube com História


É este histórico Grupo Desportivo Alma Lusa que 'fechou portas' neste ano da graça de 2024...



O Grupo Desportivo Alma Lusa já não existe! A informação é cruel mas reflte uma realidade, triste para o Desporto madeirense. Sobretudo por se tratar de um clube com História! Há mais de 60 anos. Muito antes da data habitualmente referida como a da fundação: 3 de junho de 1971. Erradamente. Aliás, em 1971 o GD Alma Lusa festejou, isso sim, o 25º aniversário com um Festival Desportivo na Quinta Bianchi, na presença do Governador do Distrito, coronel Braamcamp Sobral.

E foi aí que o 'Alma Lusa' marcou, para sempre, o seu carimbo na História do Desporto da Madeira: pela primeira vez na Madeira disputava-se um jogo basquetebol feminino!

Frente a frente duas equipas do Alma Lusa - uma das quais com a campeã nacional, Claire Smith - assim compostas:

EQUIPA A - Manuela Perestrelo, Madalena Gouveia, Fátima Aguiar, Nair Santos, Maria José Bacanhim, Graça Santos e Guida Brazão;

EQUIPA B - Claire Smith, Rosário Muller, Ana Paula, Elsa Camacho, Catarina Matos, Fátima Roque e Manuela Magalhães.

Uma iniciativa do dinâmico dirigente, e então presidente, António Fernando Faria - que tem lugar entre os 'grandes dirigentes' do Desporto da Madeira.

Um ano depois, em Agosto de 1972, foi, também, o GD Alma Lusa o primeiro clube madeirense a ter uma equipa de basquetebol feminino a jogar fora da região: aconteceu numa digressão, totalmente vitoriosa, aos Açores, sob a liderança desse nome inesquecível da modalidade, Sidónio Fernandes.

Estes terão sido os momentos altos de uma História que começa nos anos 50, com participações em torneios populares de futebol. E que após um período de menor expressão, pelas mãos de António Faria o clube verde-vermelho ganha um espaço importante no Desporto da Madeira. No basquetebol, nas camadas jovens do futebol, além de outras práticas onde se inclui o hóquei em patins e o andebol.

É este histórico Grupo Desportivo Alma Lusa que 'fechou portas' neste ano da graça de 2024... Mas o seu legado não se apagará da História do Desporto da Madeira! E, já agora, quão importante será que alguma entidade cuide do espólio do GD Alma Lusa!

(Nas fotos a primeira equipa de basquetebol do Alma Lusa; momento em que as jogadoras Manuela Perestrelo e Claire Smith distinguiam Braamcamp Sobral e esposa quando do 25º aniversário do GD Alma Lusa, em 1971)

8 visualizações

Comments


bottom of page