Em Governo PS: carne, peixe, ovos, pão, leite, azeite, legumes e fruta com IVA zero
- Henrique Correia
- há 18 horas
- 2 min de leitura
Pedro Nuno Santos anuncia se o PS for Governo. Conta da luz à taxa mínima em 2026 e mercado regulado para o preço da botija de gás.

Programa "pé de meia" garante 500 euros por criança nascida tendo em vista o futuro.
O líder do Partido Socialista acaba de anunciar, na apresentação do programa eleitoral, que um Governo PS vai implentar o IVA zero e é para ficar. Na carne, no peixe, no pão, no leite, nos legumes e ba fruta.
Pedro Nuno Santos revela, ainda, uma segunda área de redução do custo de vida dos portugueses: a energia. Com um governo socialista, diz, em 2026 teremos a taxa mínima de IVA para todo o consumo de energia eléctrica.
O líder socialista disse, ainda, que haverá uma intervenção no custo do gás de botija. O Governo vai voltar a regular esse custo. Uma botija de gás em Portugal custa 36 euros, o dobro de Espanha. Pedro Nuno Santos promete intervir no IUC reduzindo em 20% para carros de média cilindrada com data de matrícula posterior a 2007.
Para a Habitação, o líder socialista diz que o Estado deve construir um parque habitacional para a classe média. É importante ter um programa de financiamento depois do PRR, através da Caixa Geral de Depósitos. O PS entende que parte dos dividendos da CGD deve ser utilizada para a construção de casas.
O alargamento dos apoios às rendas será uma realidade, promete Pedro Nuno Santos.
A redução do horário de trabalho semanal será outra das medidas que serão adotadas com um Governo socialista, anuncia Pedro Nuno Santos.
Reforço do abono de família, em 50%, para crianças dos 3 aos 6 anos, por fases. E a pensar nos filhos para o futuro, o PS vai criar um programa "pé de meia" de 500 euros de certificados de aforro por cada ccriança nascida, um valor que pode ser reforçado por familiares e amigos até aos 18 anos de idade, altura em que poderá resgatar o valor para o seu percurso escolar.
Commenti